segunda-feira, 19 de setembro de 2016

504 - RBE 20 anos: Uma história com futuro

20 anos RBE: uma história com futuro


Manuela Pargana Silva
Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares

Em 1996 foi lançada a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Vinte anos depois, 2016 é o ano que dedicamos a celebrar o percurso feito, mas também, e sobretudo, a refletir, a pensar em como podemos responder às exigências dos tempos que vivemos.  Tempos de grande aceleração, de crise de valores, de alterações profundas nos modos de perceber e de pensar. Como garantir que seremos abertos, flexíveis, adaptáveis e exigentes para garantir ao nosso público uma formação que lhes permita viver num mundo que ainda não sabemos como será?
Tudo vai depender de como formos capazes de perspetivar o futuro. Com o trabalho, o esforço e a inteligência de todos - professores bibliotecários, coordenadores interconcelhios, colaboradores do Gabinete RBE - chegámos até aqui com resultados de que nos podemos orgulhar.

Ao nosso lado temos parceiros próximos e valiosos que enriquecem o nosso programa, ao mesmo tempo que usufruem desta rede com créditos firmados. Trabalhamos com professores, auxiliares, técnicos, mediadores de leitura, escritores e ilustradores, sempre concentrados no nosso público preferencial, os alunos, com quem também tanto temos aprendido. A nossa forma de estar e de trabalhar é juntos e em rede e é assim que garantiremos que o que construímos nestes vinte anos não se torne passado ou ultrapassado. Conto com a energia de todos para concretizar o lema desta celebração: 20 anos RBE - uma história com futuro.

domingo, 18 de setembro de 2016

503 - A Rede de Bibliotecas Escolares comemora 20 anos


Passam 20 anos desde a criação da Rede de Bibliotecas Escolares. Quantas existem hoje no país?
No total, são 2426 bibliotecas. Neste momento, temos todas as escolas básicas e EB 2, 3 na Rede. Esta aparece porque as escolas percebem que deviam diversificar a sua oferta em termos de outros suportes e fontes de saber. Lendo o que já se fazia a nível internacional, caminhou-se para basear a aprendizagem na investigação, na pesquisa da informação, não apenas impressa. Já se sentia a necessidade de ter bibliotecas escolares em todas as escolas.

Fala-se muito na eventual morte do livro. Acha que isso pode acontecer?
Não sei... No passado, tudo o que foi aparecendo, foi coabitando. É uma questão de suporte. Eu prefiro ler uma obra extensa em papel, mas já só consigo escrever em computador. O importante é que a leitura intensa de obras permaneça, independentemente de isso ser em papel ou no digital. É importante, porque a leitura é estruturante do nosso pensamento. Não há outra forma de aprender a não ser a partir da leitura — até da leitura de um filme, das imagens. A leitura no sentido amplo, com sentido crítico.
  


Fala-se muito na eventua
l morte do livro. Acha que isso pode acontecer?Não sei... No passado, tudo o que foi aparecendo, foi coabitando. É uma questão de suporte. Eu prefiro ler uma obra extensa em papel, mas já só consigo escrever em computador. O importante é que a leitura intensa de obras permaneça, independentemente de isso ser em papel ou no digital. É importante, porque a leitura é estruturante do nosso pensamento. Não há outra forma de aprender a não ser a partir da leitura — até da leitura de um filme, das imagens. A leitura no sentido amplo, com sentido crít

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

502 - Handbook do Projecto Erasmus+ KA1 MAIS

Partilho aqui o handbook do projeto Erasmus+ KA1 MAIS 2015-1-PT01-KA101-012687:
que resultou da reflexão de 15 docentes do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté na Charneca de Caparica que participaram no referido projeto.

Apresento de seguida o sumário deste projeto:
We consider identity in school cluster (AE) a practice and a culture that values openness to innovation, the desire to do better by sharing experiences, doing everything in a sustainable way. The AE is still featured by an international dimension and the promotion of European citizenship and currently, the AE feels very motivated by the process of recovery its internationalization. This European mobility plan contributes to the achievement of some of the objectives of its educational project (cf. http://crelorosae.net/joomla/index.php/documentos). The AE intends to keep its European dimension by developing the following strategic areas:
- Respecting the cultures and habits of other European partners stimulating a pedagogical practice based on the values of tolerance and respect, thus contributing to the elimination of stereotypes and prejudices in the educational community;
- Integrating students in projects with a European dimension;
- Encouraging collaborative work processes using the eTwinning platform and other online networks.
A proposal for mobility of 11 teachers (about 10% of AE teachers) who will participate in three European courses suitable for their training needs and the objectives described above, to be held in Finland and Canary (New learning environments; "School management and Healthy teachers - Healthy school "). The choice of these participants was made according to the AE training needs described above, from an invitation issued to the group of teachers.
To accomplish this project and achieve these goals, a European partner was elected which would guarantee excellent results. Finland was chosen for being a universally acknowledged fact that it is, repeatedly, one of the world's countries in which students have better results in PISA tests and whose teaching quality is considered exemplary. It is also commonly referred that teacher training is exemplary in that country and they choose the best to teach. Finally, echoes about the quality and accuracy of management are worthy of mention in most educational forums.
We know that the organizer of the courses, "EduKarjala", has already 20 years of experience in the management of programs: Lifelong Learning (LLP), adult education and European study visits organization and that this organization has the support and partnership of the University of Eastern Finland. We have reasons to believe in both the quality of courses and in the training organizers, as well as in the richness of the practical course content.
This project gives teachers also the opportunity to share and discuss with other participants the issues of training, to upgrade skills and professional profiles, to improve the quality of professional development.
It is enhanced the appreciation of the teaching profession through motivation and personal and professional satisfaction and a very positive impact on teaching practice (creation of new learning environments, promoting innovation and excellence, appreciation of healthy lifestyle practices, ...) and the daily relationships established between peers, with students and others members from the educational community.
The contact with other partners will allow a greater understanding of the policies of organizations and a greater empowerment of the action at European level. Informal conversations are also a benefit, allowing the development of English language proficiency and the discovery of new forms of cooperation, which will greatly contribute to the construction of a European scale and identity.
Because of this internationalization, the school cluster expects that research, reflections, training and the developed new practices / products practices / products have relevance and applicability, can be transferred to the practices of other European countries, and may be especially useful in minority groups, marginalized and ethnic minorities.
The group is committed to promote the development of the project on the web page, social networks and other usual means of communication. A handbook with the project’s best practices will be published. 



terça-feira, 6 de setembro de 2016

501 - Créer et organiser une exposition en bibliothèque : Guide pratique gratuit

Créer et organiser une exposition en bibliothèque : Guide pratique gratuit


expoExposer en bibliothèque ? (PDF, 27 pages) C’est un nouveauguide pratique gratuit téléchargeable, mis en ligne par l’ARL PACA (Agence Régionale du Livre) à la rentrée 2016.
Comment créer et organiser une exposition en bibliothèque ? La question est redondante de la part des bibliothécaires, professionnels et bénévoles de la lecture publique.
L’ARL PACA a conçu ce guide afin de partager son expertise et de proposer une méthodologie simple pour mettre en oeuvre une exposition réussie.

Créer et organiser une exposition en bibliothèque : Mode d’emploi

Les lieux de savoirs et de connaissances que sont les bibliothèques, font naturellement qu’ils sont aussi des lieux demédiation et de valorisation de la Culture et du patrimoine. Aussi, exposer en bibliothèque participe au développement et à la diversification de la médiation culturelle en bibliothèque.
Ce guide propose un mode d’emploi efficace pour organiser une exposition avec des points-clés, de nombreux conseils et 8 focus ; bref, un dossier pratique essentiel qui pose les bonnes questions et apporte des réponses utiles.
Bien au-delà des bibliothèques, ce guide peut servir à des EPNécolesétablissements culturels qui proposent ou souhaitent faire des expositions dans leurs locaux.