sábado, 30 de novembro de 2013

391 - A biblioteca faz a diferença

Há frases felizes. Há frases que saem bem e que se poder tornar slogan. Esta é uma delas e que foi apresentada pela Biblioteca Escolar da EBI do Miradouro de Alfazina numa reunião concelhia onde se discutia a biblioteca escolar. A Biblioteca pode fazer (ou faz!) mesmo a diferença. Tudo depende de nós!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

390 - O que se pode esperar de uma Biblioteca Escolar?

Dirigi hoje uma reunião concelhia de Bibliotecários Escolares e Bibliotecários Municipais. Na agenda da reunião constava, entre outros assuntos, uma análise do novo Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar.

Um dos grupos de trabalho que tinham sido criados para realizar esta análise apresenta o slide constante neste post. Este refere-se ao Quadro estratégico das Bibliotecas Escolares 2014-2020.

Não pude deixar de interromper a apresentação sugerindo a todos os presentes que colassem esta imagem na capa dos seus cadernos de apontamentos e à porta de cada Biblioteca Escolar. Todos concordaram!

Não sei se é fácil ou difícil chegar lá, sei que é por aqui que vamos e é isto que queremos das nossas bibliotecas!  

sábado, 23 de novembro de 2013

389 - alunos monitores da Biblioteca

De visita a uma Biblioteca Escolar do Concelho de Almada, deparo-me logo à entrada com uma cartaz apelando à inscrição de alunos como monitores da Biblioteca Escolar.

Fiquei logo alerta... Gostei de ver as condições que eram oferecidas e as tarefas que estes necessitariam de desempenhar.

Não imagino se há muitos pretendentes ou não, sei que, ao chegar, me deparei com um miúdo já crescido que se oferecia para a tarefa.

Não pude deixar de ficar maravilhado com a ideia:
- Numa altura em que há falta de recursos humanos para a BE há quem se coloque do lado da solução e procura respostas possíveis;
- Os alunos aprendem a tornar-se responsáveis por algo. aprendem a saber o que é estar do "outro lado". Os alunos aprendem a cidadania e o voluntariado.
- Os alunos aprendem a dar valor à biblioteca e aos seus recursos.

Parabéns à PB 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

388 - Ser Professor Bibliotecário em Portugal - Artigos em duas revistas europeias


 









































Após publicação de um artigo na  revista dinamarquesa de Bibliotecas Escolares “Skolebiblioteket”, no seu número referente aos meses de Março/Abril de 2013, tive o grato prazer de ver o mesmo artigo ter sido publicado na Revista Polaca "Biblioteka Centrum Informacji" no seu número 03/2013. Ambos os artigos têm o título:  Ser Professor Bibliotecário em Portugal.

No artigo apresento, em grandes linhas, o programa da Rede de Bibliotecas Escolares, nascido em 1996 e os seus principais objetivos; abordo a questão da promoção da qualidade do programa, o salto qualitativo que significou o modelo da avaliação das Bibliotecas Escolares e refiro como razões principais do sucesso do programa o trabalho em rede entre o gabinete RBE, as estruturas do MEC, os CIBE, os SABE’s, o Plano Nacional de Leitura e a institucionalização da figura do Professor Bibliotecário.
O texto termina referindo os instrumentos de apoio ao trabalho dos professores bibliotecários portugueses, como sejam, a formação contínua promovida pela RBE, a página web do programa, a lista de discussão e partilha, a presença do programa RBE nas redes sociais e a existência da plataforma moodle.    

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A revista polaca de bibliotecas contém ainda uma entrevista que me fizeram. Perguntam-me como me tornei professor bibliotecário, Qual o meu livro favorito; Se prefiro trabalhar em papel, com um computador ou com um aluno; Qual o maior sucesso da minha carreira; o quesão para mim os cursos Europeus Slamit; Qual a minha opinião sobre as bibliotecas na polónia; Como é que eu passo o tempo livre

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

387 - Projeto Europeu RECIPE


Os participantes da delegação Portuguesa (Maria da Graça Carvalha - Diretora do AE; João Paulo Proença - coordenador do Projeto e Cláudia Corado - Professora de Inglês e coordenadora de outro porjeto europeu, coordenadora de Ciclo  


A Escola Básica Carlos Gargaté participa ao longo dos próximos três anos letivos (de 1/11/2013 a 31/10/2016) num projeto Europeu no âmbito do programa Lifelong Learning Programme (Comenius centralizado) ao qual foi dado o nome: RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe.
As ideias chave deste projeto são as seguintes:
Os parceiros propõem-se investigar como podem as escolas trabalhar em parceria com os Centros de Formação / Pedagogical Centres /departamentos governamentais, autoridades municipais de educação e centros pedagógicos dos países envolvidos para reduzir o abandono escolar precoce (ESL) para menos de 10 % - sendo esta a meta europeia a atingir até 2020. Os parceiros propõem-se explorar e avaliar os meios existentes no terreno para enfrentar esse desafio tentando perceber "o que funciona, onde e por quê? " sendo que terão em conta a variedade de contextos socioeconómicos, culturais e educacionais dos países parceiros envolvidos no projeto. Uma atenção muito especial será dada ao trabalho que se faz com as crianças e famílias provenientes de grupos desfavorecidos, incluindo migrantes e as comunidades ciganas.

Como produtos deste projeto os parceiros pretendem disponibilizar toda uma série de produtos inovadores, a saber:  “pacotes” de recursos de materiais de formação e suporte com base em atualizações cumulativas sobre o estado da arte na região de cada parceiro , análise e documentação de melhores práticas, incluindo apresentações de DVD e outros materiais audiovisuais, publicações e apresentações acadêmicas e profissionais que sejam apresentadas em simpósios/congressos nacionais e regionais , organizar uma conferência Europeia  com a temática: escola – Centros de formação um trabalho em parceria, um curso de formação online, e uma página web sustentável como base para a disseminação e exploração dos resultados do projeto para todo o espaço europeu. Os grupos-alvo são os professores, diretores, formadores e outros especialistas em educação e decisores políticos nacionais e europeus.

Os países parceiros deste projeto são os seguintes:
P1 - Norway Karmøy kommune, Pedagogical Centre
P2 - Denmark - Albertslund Pedagogical Centre
P3 - Ireland - Clare Education Centre
P4 - Greece - Directorate of Primary Education of Western Thessaloniki;
P5 - Portugal  EB Carlos Gargaté (sendo esta a única escola envolvida)

Entre os dias 10 e 14 de Novembro realizou-se em Tessalónica-Grécia o primeiro meeting do projeto (começou oficialmente a 1 de novembro) . Para esta reunião, a OT versou em torno das estratégias de implementação do plano de trabalho constituído por cinco “pacotes”:
Work Package 1 - Research and Development (WP1 - R+D)
Work Package 2 - Exploitation of Results (WP2)
 Work Package 3 - Project management (WP3)
Work Package 4 - Quality Plan (WP4)
Work Package 5 - Dissemination (WP5)

Da minha parte procuro ainda entender como podem as Bibliotecas Escolares serem vistas como recursos essenciais para esta estratégia de combate ao abandono Escolar pois creio sinceramente que o seu contributo não é dispiciente. 


terça-feira, 19 de novembro de 2013

386 - A biblioteca como um local onde se produz

De visita a uma Biblioteca Escolar do concelho de Setúbal deparo-me com uma turma a trabalhar na Biblioteca Escolar. Uns pesquisam, outros passam os apontamentos que já têm no caderno para o computador, outros preparam já a sua apresentação.

Confesso que quando penso numa biblioteca escolar e já o disse publicamente muitas vezes, penso-a como sendo um local onde se trabalha e se produz. Talvez seja ainda mais do que isto, imagino-a com uma camera de filmar, webcams, softwares de edição de imagem e som... Lá chegaremos!

A biblioteca como um sítio ode se produz. Gostei muito da aproximação a esta realidade que vi hoje. E os cachopos estavam MESMO a trabalhar!



domingo, 17 de novembro de 2013

385 - Aprender e criar o nosso próprio estilo dá trabalho


Tive há pouco tempo o privilégio de revisitar o museu Van Gogh em Amesterdão. Uma das coisas que me chamou a atenção nas duas visitas que já fiz a esse museu foi a lição de vida do mestre Van Gogh. 
Este museu está organizado de uma forma intencional pretendendo evidenciar que Van Gogh só chegou onde chegou, conseguindo o seu estilo pessoal, após ter passado toda uma  longa série de fases anteriores, onde aprendeu as mais diversas técnicas e se treinou. 
Trabalhou duro, aprendeu com mestres e com pares. Pintou naturezas mortas, fez estudo de cores e experimentou diversas técnicas de pintura. Trabalhou, suou, foi-se fazendo a si próprio.

Saberemos nós, os educadores, fazer perceber aos nossos alunos que para se ser grande e se conseguir ter um estilo próprio é necessário trabalhar muito?  E qual o papel da Biblioteca neste percurso? 





























Interessante esta recriação de uma das pinturas de Van Gogh que vi na rua. Para se recriar uma obra é necessário conhecê-la bem!



terça-feira, 12 de novembro de 2013

384 - E os utilizadores são ouvidos na tua Biblioteca?

Nos últimos tempos tenho-me alegrado por ver em algumas bibliotecas que visito as caixas de sugestões. Isto pode parecer pouco mas´e muito significativo. Significa que o utilizador sabe que a sua opinião pode ser ouvida, sabe que a sua pessoa importa, sabe que ele está em primeiro lugar naquela biblioteca e isso muda muita coisa na forma como ele se posiciona.

Parabéns a estas escolas




domingo, 10 de novembro de 2013

383 - Receção aos alunos na Biblioteca Escolar

Sabe bem visitar uma escola (neste caso a Escola Secun´daria Monte de Caparica em Almada) e encontrar um "S. João" à porta da Biblioteca!

O "estendal" mostrava as opiniões dos alunos sobre o valor da Biblioteca Escolar!

E que sentido esta faz para eles! Vivam as bibliotecas Escolares que vivem no coração dos nossos alunos!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

382 - Dia das Bibliotecas Escolares

Foi bonito de ver  odia das Bibliotecas Escolares comemorado no Agrupamento de Escolas João da Barros, no Concelho do Seixal.

As duas escolas do 1º Ciclo pararam e algumas turmas do 2º, 3º Ciclo e Secundário associaram-se à festa. Comomeraram o quê? o dia das Bibliotecas escolares. Foi bom ver todas as turmas terem trabalhinhos para partilhar com oos colegas e com os pais. Foi uma autêntica festa!






terça-feira, 5 de novembro de 2013

381 - O (relevante) papel das Bibliotecas

Não deixa de ser relevante e interessante saber que os alunos do 1º ano de uma licenciatura/mestrado na Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologias) têm obrigatóriamente, no início do seu curso, que visitar a biblioteca da Faculdade tendo uma visita guiada onde lhes são explicadas todas as valências e mais valias do espaço!

Faz todo o sentido!    

sábado, 2 de novembro de 2013

380 - Criar a partir do que já existe



CRIANÇAS... CHILDREN... ENFANTS...Дети...KINDEREN

Mariana Massarani


Este é o desafio da escola e este é o ddesafio das Bibliotecas Escolares. não necessitamos de estar sempre a inventar a roda. Felizmente que esta já existe, o que importa é saber criar novo a partir do que já existe. 

A este propósito é-me grata a memória da dupla visita ao museu Van Gogh em Amesterdão. o que o desgraçado do Van Gogh teve de passar até se tornar o grande mestre que foi. Ele aprendeeu dos seus mestres, ele teve que treinar a partir dos padrões existentes até conseguir criar  oseu próprio estilo.

Saberão as bibliotecas desafiar os seus utilizadores a tornarem-se criativos?