quinta-feira, 29 de novembro de 2012

295 - A frase da semana









"El futuro de las bibliotecas está en crear valor al conectar usuarios entre sí y en asumir al usuario como un recurso de la biblioteca."
Clay Shirky, expert em redes sociais

---
Concordo em absoluto!!!!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

sábado, 17 de novembro de 2012

293 - As wikis e as Bibliotecas Escolares



Por estes dias oriento duas formações sobre a web 2.0 e a Biblioteca escolar. Numa delas, estivemos a trabalhar o uso e as potencialidades dos wikis pelas Bibliotecas Escolares.


Um Wiki é, pois, um sítio Web colaborativo que pode ser gerido por vários utilizadores, podendo estes criar, editar, apagar ou modificar o conteúdo de uma página Web, de uma forma interativa, fácil e rápida. Estas facilidades fazem de um wiki uma ferramenta efetiva para a escrita colaborativa, evitando-se múltiplas versões de um mesmo documento que tradicionalmente circulavam via e-mail, ficando o utilizador na dúvida se estaria perante a última versão e tendo ainda dificuldade em recuperar uma versão anterior do documento de que gostasse mais.


O Wiki mais conhecido é a Wikipedia, a maior enciclopédia on‐line e baseia-se num sistema Wiki à escala mundial.


Margaix Arnal publicou em 2008 um estudo sobre Web social. Nesse estudo a autora refere que o uso dos Wikis em Bibliotecas giram em torno de quatro eixos fundamentais:

1. Uso interno. Su flexibilidad en la publicación por parte de varios autores y el control de versiones la convierten en una buena herramienta para intranets.

2. Elaboración de guías de recursos. Muchas bibliotecas ofrecen a sus usuarios selecciones de recursos web comentadas. Las Wikis permiten ofrecer este servicio de una forma más eficiente, ya que ahora la edición ya no tiene que recaer sólo en una persona, se puede abrir a un grupo más amplio (más bibliotecarios, usuarios, etc.) y se puede utilizar los foros de discusión para que los usuarios aporten sus comentarios y opiniones.

3. Elaboración de manuales. […] Algunas bibliotecas han empezado a desarrollar manuales para los usuarios o para uso interno con herramientas wiki, donde los cambios son mucho más rápidos de publicar y los usuários siempre disponen de la última versión.

4. Guías de información local. En el contexto de la biblioteca pública es posible que la biblioteca ofrezca una wiki para que actúe como guía de la localidad con información del tipo que consideren oportuno: turismo, historia local, etc. La biblioteca seguramente no puede afrontar por sí sola crear y mantener todo ese contenido, pero sí ofrecer el espacio para que los usuarios lo hagan. (Arnal, 2008, pp.18-19)

Eis o endereço de algumas das Wikis produzidas pelos formandos. Estão bonitos!



 
http://descobertadepatrimonio.pbworks.com/w/page/60869051/%C3%80%20Descoberta%20do%20Patrim%C3%B3nio

terça-feira, 13 de novembro de 2012

292 - Biblioteca 2.0

Fonte: http://www.deakialli.com/2012/10/31/libro-de-michael-casey-library-2-0-en-descarga-gratuita/

La Biblia de la Web Social aplicada a bibliotecas, el famosísimo libro de
Michael Casey sobre Biblioteca 2.0: “Library 2.0 : a guide to participatory library service” ya se puede descargar gratuitamente.
Library 2.0
La Biblioteca 2.0 alienta el corazón en la medida que nos acercamos a nuestros usuarios, recordamos a todas las personas a las que servimos.
La Biblioteca 2.0 es un lugar de encuentro, ya sea en línea o en el mundo físico, donde las necesidades emocionales de los usuarios se cumplen a través del entretenimiento, la información y la posibilidad de añadir a su propias creaciones una amplio número de contenidos.
La Biblioteca 2.0 es fundamentalmente humana. Los usuarios verán el rostro de la biblioteca, no importa cómo acceder a sus servicios. Los bibliotecarios los guiarán a través de métodos electrónicos, así como en persona. Versados en las herramientas sociales, y capaces de asumir cada oleada de cambios, estos bibliotecarios animar y educar a los futuros usuarios.
En Universo Abierto nos detallan capítulo por capítulo la obra:
  • Capítulo 1 explica que no hay una sola manera de llegar a la Biblioteca 2.0 que sea útil para todas las organizaciones, sino que se debe tener en cuenta la misión declarada de la biblioteca y las necesidades de su comunidad.
  • Capítulo 2 se refiere a los fundamentos de la Biblioteca 2.0, incluyendo una introducción a cada uno de los componentes esenciales.
  • Capítulo 3 explica la importancia de conocer su mercado y la competencia y ofrecer maneras fáciles de seguir siendo conscientes de las necesidades de sus clientes.
  • Capítulo 4 aborda el cambio constante, un componente principal de la Biblioteca 2.0 que se presentó brevemente en el capítulo 2, que también incluye un método para implementar un sistema de cambio continuo en su estructura organizativa.
  • Capítulo 5 se refiere a otro componente importante de la Biblioteca 2.0, la participación del usuario, y también analiza la capacidad de las bibliotecas para llegar a crear servicios de participación y apoyar el cambio constante.
  • Capítulo 6 proporciona ejemplos de tecnologías que las bibliotecas pueden usar como herramientas para alcanzar sus objetivos de la biblioteca 2.0. El lograr el compromiso del personal, los administradores y el consejo de administración de una biblioteca se discute en el capítulo 7.
  • Capítulo 8 proporciona las sugerencias de su organización puede utilizar para mantener el impulso para el cambio hacia la biblioteca 2,0.
  • Capítulo 9 se refiere a las consideraciones finales sobre la Biblioteca 2.0 y las necesidades cambiantes de los usuarios de la biblioteca.

domingo, 11 de novembro de 2012

291 - Revista Comunicar / Literacia mediática

Literacia mediática - Revista Comunicar


Revista Comunicar dedicada à formação de professores em educação para os media



A for­mação de pro­fes­sores em edu­cação para os media: o cur­rículo UNESCO é o tema do mais recente número da revista Comu­nicar. Os arti­gos desta pub­li­cação da Uni­ver­si­dade de Huelva podem ser con­sul­ta­dos na ínte­gra e gra­tuita­mente cli­cando aqui.
Entre o que merece leitura, podem destacar-se cinco tex­tos:
• “La com­pe­ten­cia mediática, una acción educa­tiva inaplaz­able”, de José Igna­cio Aguaded Gómez.
“La for­ma­ción de pro­fe­sores en edu­cación en medios: cur­rículo y expe­ri­en­cias inter­na­cionales”, de José Manuel Pérez Tornero e Sami Tayie.
“‘El mundo desconec­tado’ y ‘24 horas sin medios’: alfa­bet­i­zación mediática para la con­cien­cia crítica de los jóvenes”, de Susan Moeller, Elia Pow­ers e Jes­sica Roberts.
“Retos y ries­gos del uso de Inter­net por parte de los menores. ¿Cómo empoder­ar­los?”, San­ti­ago Teje­dor Calvo e Cristina María Pulido Rodríguez.
“Recur­sos para la alfa­bet­i­zación mediática: inves­ti­gación y prop­ues­tas para niños”, Sara Pereira, Manuel Pinto e Luis Pereira.

Fonte: http://bibliopartilha.blogspot.pt/2012/11/literacia-mediatica-revista-comunicar.html

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

290 - Que significa ser professor neste século?

Watching this video made me wonder....Ver este filme faz-me pensar...

Palavras para quê? did I need words to explain?



289 - Pequenos cientistas

 No passado dia 7, tive ocasião de estar presente num acontecimento fantástico. A EB1 do Alto do Moinho pertencente ao AE de Vale de Milhaços inaugurou, por iniciativa da Associação de Pais, na antiga Sala de professores um "Laboratório" de ciências.

Deste modo, os miúdos, podem usar a biblioteca e ao lado ter o seu laboratório, podem podem pôr em prática o que aprenderam na sala de aula e pesquisaram na Biblioteca e vice versa. No dia da inauguração tive o privilégio de ver grupos de alunos na BE a ver um filme sobre a água e outros já no laboratório a ler poemas de António Gedeão!

Que sorte têm estes meninos de terem à sua disposição estes recursos. Quando fui aluno, a primeira vez que mexi num tubo de ensaio foi já na Universidade!

Parabéns aos pais, aos professores, aos alunos e à escola!    


domingo, 4 de novembro de 2012

288 - A frase da semana

"Las bibliotecas existen para servir a las necesidades presentes y futuras de una comunidad de usuarios. Para hacer ésto bien, tienen que utilizar la mejor y más adecuada tecnología que puedan ofrecer."
Roy Tennant em Library Journal

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

287 - Concurso Pordata 2012/13

Tanto se fala e escreve sobre literacia da informação e da geração "corta-e-cola"

Ora aqui está uma boa ideia para mudar o panorama!



Está aberta a 3ª edição do concurso PORDATA | RBE, uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) dirigida a alunos do ensino secundário.
Para mais informações deverá aceder a

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

286 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

De ano para ano o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares vai entrando mais e mais na dinâmica das escolas e das bibliotecas.

Destaco três iniciativas que me pareceram muito interessantes e de algum impacto:

1 - Os vários cartazes elaborados pelas Bibliotecas Escolares:


CARTAZES from biblioteca.agr1beja on Vimeo.
2- Um flash Mob sobre a leitura na E.S. José Afonso no Seixal

3 - A comemoração do dia das Bibliotecas Escolares na Estação Fertagus de comboios de Corroios
















Parabéns a todos aqueles que se empenharam para fazer deste mês uma divulgação das potencialidades das Bibliotecas Escolares.